Na Fritzke Indústria e Comércio de Pratos produzimos embalagens e pratos de papelão, e nos enquadramos no segmento de embalagens descartáveis. A obrigação da Nota Fiscal eletrônica para nosso segmento de atuação iniciou em abril de 2010. Até então, usávamos blocos manuscritos para emitir a NF. Nosso contador nos alertou sobre esta solução fácil e rápida de aderir a nova obrigação: o SoftNFe. Emitimos em média 100 NF-es mensais, e hoje fazemos tudo via internet, com a Inventti.
Elemar Machado Júnior - Auxiliar de Escritório
Blumenau - SC
Podemos conceituar a Nota Fiscal Eletrônica como sendo um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar, para fins fiscais, uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação de serviços, ocorrida entre as partes. Sua validade jurídica é garantida pela assinatura digital do remetente (garantia de autoria e de integridade) e pela recepção, pelo Fisco, do documento eletrônico, antes da ocorrência do fato gerador.
A Nota Fiscal Eletrônica tem validade em todos os Estados da Federação e já é uma realidade na legislação brasileira desde outubro de 2005, com a aprovação do Ajuste SINIEF 07/05 que instituiu nacionalmente a Nota Fiscal Eletrônica e o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica - DANFE.